Warning: call_user_func_array() expects parameter 1 to be a valid callback, function 'create_topics_hierarchical_taxonomy' not found or invalid function name in /home/novoint/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 288
Interface IT - Tecnologia, Cloud e Segurança - Inovação digital sobre rodas: time Renault utiliza ferramentas Microsoft para diversas melhorias em suas corridas.
Inovação digital sobre rodas: time Renault utiliza ferramentas Microsoft para diversas melhorias em suas corridas.

Inovação digital sobre rodas: time Renault utiliza ferramentas Microsoft para diversas melhorias em suas corridas.

A Fórmula 1 é a maior e mais popular modalidade de automobilismo do mundo. É a categoria mais avançada em tudo que se refere a esportes a motor. Entre as 10 equipes da recém encerrada temporada de 2019, a Renault Sport Formula One Team se destacou como uma estrela em ascensão.

Um dos fatores de destaque para o crescimento de uma equipe de Fórmula 1 é o seu investimento em tecnologia. E não somente isso, é necessário ser assertivo no pouco tempo disponível para algumas atividades.

Por exemplo, a Fórmula 1 limita o número de testes físicos e o horário de funcionamento dos testes aerodinâmicos com os túneis de vento. Desta forma, os engenheiros da Renault dependem muito da simulação por computador para obter alguma vantagem. Para adaptar seus carros para cada corrida, eles executam milhares de cenários digitais com o Azure Batch para ajustar modificações, táticas de pit stop, combinações de pneus e outras estratégias.

A equipe também está explorando as ferramentas de inteligência artificial da Microsoft para encontrar as informações dos até 50 bilhões de pontos de dados que são gerados em todo fim de semana de corrida. Muitos dados são de feedback normal, mas a quantidade de dados torna difícil saber o que é anormal.

O Azure Machine Learning, portanto, pode analisar os dados em busca de anomalias, para que os engenheiros gastem menos tempo verificando manualmente os canais de dados e mais tempo em inovação. A tecnologia pode ajudar a equipe à medida que acumula mais dados a cada ano.

Além disso, já se acelerou o processo de design e construção – um sistema que envolve 20.000 peças por carro – com o Microsoft Dynamics 365 e o Power BI, explorando a computação de ponta para as análises dos dias de corrida. Também está sendo implantando o Microsoft HoloLens para visualizar simulações em 3D, o que leva a um melhor entendimento e colaboração.